Entrevista realizada para o quadro “Alô Doutor” exibida na TV em julho de 2007. Dr. Jorge Faria Corrêa, cirurgião dentista, fala sobre boca ressecada e aborda acerca dos cuidados para saúde bucal.

O que causa a boca ressecada?

Existem várias causas de boca ressecada, também chamada de xerostomia. Estas incluem:

Efeito colateral de certos medicamentos.A boca seca é um efeito colateral comum de muitos medicamentos e drogas sem receita médica, incluindo medicamentos usados ​​para tratar a depressão, ansiedade, dor, alergias e resfriados (anti-histamínicos e descongestionantes), obesidade, acne, epilepsia, hipertensão ( diuréticos), diarreia, náuseas, perturbações psicóticas, incontinência urinária, asma ( determinados broncodilatadores ) e doença de Parkinson. Boca seca também pode ser um efeito colateral de relaxantes musculares e sedativos.

Efeito colateral de certas doenças e infecções. Secura da boca pode ser um efeito secundário de condições médicas, incluindo a síndrome de Sjögren, o HIV, a doença de Alzheimer, diabetes, anemia, a fibrose cística, a artrite reumatoide, a hipertensão, a doença de Parkinson e acidente vascular cerebral.
Efeito colateral de certos tratamentos médicos. Danos para as glândulas salivares, a radiação na cabeça e pescoço e quimioterapia para o câncer, todos que podem reduzir a quantidade de saliva produzida .

A lesão de nervos.A boca seca pode ser um resultado de dano do nervo na região da cabeça e pescoço por uma lesão ou cirurgia.

Desidratação. Condições que levam à desidratação, tais como febre, sudorese excessiva, vômito, diarreia, perda de sangue e as queimaduras podem causar boca seca.

Hábitos nocivos.Fumar ou mascar tabaco pode afetar a produção de saliva e agravam a boca seca. Continuamente respirar com a boca aberta também pode contribuir para o problema.

https://www.facebook.com/claudiocezar.freitas

https://www.facebook.com/redewebtvcanal33

https://www.facebook.com/groups/172564523150238

https://www.facebook.com/jornalazonanorte

https://www.facebook.com/norteem.acao

https://www.youtube.com/channel/UC3QEO35abyjECzHKbObgUqg

https://www.youtube.com/channel/UCGyjfMDAdzRQYTtN1Tp_KDw

http://www.drclaudiocesar.net/

Claudio Cezar Freitas

Integração Global

Leave a Reply

Your email address will not be published.